Óleo chega a ilha de Guriri em São Mateus

Fragmentos da substância chegaram à praia de Guriri, no litoral de São Mateus, cidade localizado ao Norte do estado do Espírito Santo

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.
Moradores coletando óleo em praia

Agência Pública

Moradores chegaram a coletar óleo das praias do Nordeste

Dois meses e uma semana depois que manchas de óleo atingiram o Nordeste , fragmentos da substância foram encontrados pela primeira vez na região Sudeste . A praia atingida foi de Guriri, no litoral de São Mateus , cidade localizada ao Norte do Espírito Santo . A informação é da Marinha, que divulgou nota oficial na última sexta-feira (8) após confirmar que se tratava do mesmo material.

De acordo com a nota enviada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, em São Mateus, nesta quinta. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou ser o mesmo tipo de óleo encontrado na região Nordeste.

Uma base com profissionais dos órgãos ambientais especializados, militares do Exército e Marinha , além de voluntários, já foi montada em São Mateus para gerenciar ações com a chegada do óleo.

Ao G1 , o superintendente do Ibama explicou que as equipes estão fazendo o monitoramento das praias a olho nu e que nenhuma praia capixaba está interditada por conta do óleo .

“Não é momento para alarde. Existe um efetivo fazendo monitoramento das praias . Como a quantidade é muito pequena, não há sequer inutilização da praia de Guriri. Ela está própria para banho”, falou Diego Libardi.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *