A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é leve na maior parte das vezes, mas se espalha muito rapidamente. Dessa forma, o número de casos graves da doença, ainda que limitado, é capaz de levar ao colapso o sistema de saúde de um país.
Em pleno meio de semana, cidade tem ruas do Centro vazias, bancos fechados para o público, transporte coletivo, restaurantes e estacionamentos com vagas de sobra e comerciantes desnorteados. Aulas das escolas estão suspensas e é bem provável que nada funcione neste fim de semana, levando o colatinense a ficar enclausurado.
Isto é Colatina em 20 de fevereiro de 2020. O dia em que a cidade parou. Parodiando a música do idolatrado Raul Seixas, “o dia em que a terra parou”.
No rosto de cada cidadão a incerteza do amanhã. Parece cena de filme apocalíptico. O pânico está generalizado, e poucas pessoas com quem a reportagem do DN teve contato, falavam coisa com coisa. É o desespero escancarado na população.
Coronavírus: Banestes anuncia suspensão de atendimento presencial ao público
O Banco irá seguir as orientações do decreto estadual, garantindo o atendimento presencial em casos emergenciais e também via canais digitais e de telefone. Seguindo as determinações do Governo do Estado do Espírito Santo, conforme decreto nº 4604-R publicado nesta sexta-feira (20), o Banestes informa que a partir desta segunda-feira (23) o atendimento presencial ao público estará suspenso pelo prazo de 15 dias. As salas de autoatendimento, onde ficam localizados os caixas eletrônicos, permanecem disponíveis para acesso da população.
No entanto, o decreto deixa claro que os clientes que necessitarem de atendimento presencial referente a contratações de produtos de crédito criados para aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus (COVID-19), ou outras situações consideradas emergenciais, ainda poderão receber o atendimento presencial.
Portanto, o Banestes reforça que as equipes da rede de agências continuarão a trabalhar por escala e estarão à disposição para os atendimentos de casos excepcionais. Os colaboradores do Banco enquadrados nos grupos de risco foram liberados da rotina de trabalho presencial deste a última quarta-feira (18).
“Somos uma atividade essencial para a população. Por isso, nossa preocupação é atender fielmente às determinações do decreto estadual, para garantir a segurança de todos, e assegurar a manutenção dos atendimentos presenciais emergenciais e também via canais digitais do Banco para todos os capixabas. Nossos clientes podem ficar tranquilos de que estamos preparados para esse cenário”, destaca o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.
Amarildo Casagrande reforça ainda que o cenário é de funcionamento em contingência. No entanto, toda a equipe do Banestes permanece unida e preparada em prol da manutenção dos serviços bancários. “Tomamos todas as medidas para preservar a saúde de nossos funcionários. Além disso, nossos terminais de autoatendimento estão recebendo todo o suporte necessário para se manterem em pleno funcionamento. Os nossos canais digitais (Aplicativo Banestes, Aplicativo Banestes Cartões e Internet Banking) e SAC (0800 727 0474), assim como os demais contatos via telefone do Banco, inclusive os números das agências, garantem a manutenção dos serviços e o atendimento de qualidade à população. Somos o banco dos capixabas”, assegura.