Nova Momo? Homem Pateta induz crianças ao suicídio

Pais e responsáveis, tomem cuidado com o que as crianças encontram na internet.

Você se lembra da boneca Momo, aquela figura das redes sociais que induzia crianças ao suicídio? Agora, o perigo está no “Homem Pateta“. Fique atento!

Autoridades policiais têm divulgado uma série de alertas para pais de crianças e adolescentes que navegam na internet. Segundo eles, diversos perfis abordam menores de idade por meio de mensagens perturbadoras online usando a foto de um homem vestido de Pateta, personagem da Disney.

homem pateta redes sociais suicidio criancas

A mais recente ameaça se identifica como Jonatan Galindo nas redes sociais. No geral, os suspeitos entram em contato com as crianças por mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações às vítimas. Há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio.

Homem Pateta: cuidado!

A polícia apurou os casos e viu que o primeiro perfil do Homem Pateta foi criado Europa, em 2017, com posts em espanhol. Ainda não há casos confirmados no Brasil, mas algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.

homem pateta perfis facebook

“Este perfil faz o desafio para que o interessado envie uma mensagem privada e, em resposta, passa a enviar vídeos, textos, áudios e até a fazer ligação por vídeo ao vivo. Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio”, explica a delegada de Polícia Civil Fernanda Lima, em um vídeo postado em sua conta no Instagram.

Diante dos riscos, a Polícia Civil orienta os pais e responsáveis a monitorar o conteúdo que tem sido acessado pelas crianças e observar eventuais mudanças de comportamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *