Com uma trajetória de mais de 50 anos, o frigorífico Frisa está em constante inovação no desenvolvimento de produtos e expansão das linhas.
Durante a pandemia, a empresa capixaba manteve o ritmo de crescimento, utilizando diversos canais de vendas para manter a qualidade do atendimento aos clientes e suprir a demanda do mercado.
Apesar da queda das vendas nas lojas próprias, em razão do isolamento social, o aumento da demanda nos supermercados e o atendimento aos parceiros manteve o ritmo de produção na empresa.
“Nós sabíamos que o setor de alimentos ia ter essa demanda. Foi passo a passo, acompanhando e fazendo de tudo para não faltar nenhum produto da nossa linha para o consumidor. Todo mundo saiu da zona de conforto para entender esse novo momento”, afirma Felipe Perrone, consultor técnico da instituição.
Para permanecer atendendo ao público, a empresa focou na diversificação dos canais de venda.
O frigorífico também manteve o ritmo de exportação, que atende a mais de 60 países ao redor do mundo.
“Hoje, pra empresa estar preparada, ela precisa ter vários canais para atender o consumidor da maneira que ele quiser”, ressaltou.
Desde o início da pandemia, o frigorífico seguiu os protocolos desenvolvidos Ministério Público e Serviço de Inspeção Federal (SIF) para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).
Medidas como a troca constante de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a disponibilização de álcool em gel já eram tomadas antes do isolamento, mas foram somadas à diminuição da escala de produção, ao distanciamento social, bem como a medição de temperaturas de todos os funcionários, que chegam a três mil em todas as unidades.
O diretor-presidente da empresa, Arthur Arpini Coutinho, enfatiza que o apoio dos funcionários e colaboradores foi fundamental para o desenvolvimento das atividades durante a pandemia.
“Foram muito dedicados. Reconheceram o problema e se esforçaram. Nossos fornecedores também foram muito fiéis”, ressalta.
História
O frigorífico Frisa foi fundado em Colatina (ES), em 1968. Com o aumento da produção, a empresa se expandiu e atualmente conta com unidades em Nanuque (MG), Teixeira de Freitas (BA) e um centro de distribuição em Niterói (RJ).
Com um conjunto de quase cem produtos, o negócio expandiu para além das fronteiras.
“É uma empresa 100% capixaba. Nasceu em Colatina e hoje está apta para atender não só o Brasil, mas diversos países do mundo”, ressalta Felipe.
Produção
O sucesso das vendas é resultado de um trabalho constante de inovação.
Um diferencial do Frisa são as carnes especiais, que vêm de animais com controle de genética e controle de nutrição.
Os cortes são trabalhados para oferecer um custo benefício que esteja ao alcance dos clientes.
“As pessoas, às vezes, pensam que as carnes especiais são aquelas carnes mais caras, mas o Frisa também produz cortes que são menos conhecidos e atendem a todos os públicos”, explica Felipe.
Para garantir produtos de qualidade, o frigorífico faz um acompanhamento do gado desde o primeiro momento.
O Frisa conta com uma equipe de campo composta por veterinários e zootecnistas, que analisam o tratamento dos animais nas fazendas.
O programa conta com palestras sobre bem estar animal, nutrição, produção e responsabilidade socioambiental.
Com informações e fotos do ESHoje.com