E agora, Grêmio?

O que restou para o clube em 2019 após a eliminação na Libertadores

Tricolor foi goleado pelo Flamengo no Maracanã e viu o sonho do tetracampeonato da América ser adiado

Félix Zucco / Agencia RBS
Everton foi anulado pela defesa flamenguista no Maracanã e não conseguiu ajudar o Grêmio Félix Zucco / Agencia RBS

Eliminado da Libertadores pelo Flamengo nesta quarta-feira (23), com goleada no Maracanã, o Grêmio vai em busca agora de garantir uma vaga no torneio sul-americano em 2020. Restam 11 jogos para o Tricolor alcançar a meta traçada pelo técnico Renato Portaluppi para a sequência do Brasileirão, que é a classificação direta via G-4. Atualmente sétimo colocado, com 41 pontos, o Tricolor está cinco atrás do São Paulo, quarto na tabela.

Com direito a Gre-Nal no dia 3 de novembro e confronto direto com o São Paulo na última rodada, a tarefa gremista será, pela projeção atual, alcançar 65 pontos para terminar entre os quatro primeiros e 60 para ficar entre os seis. Com exceção do clássico, os próximos cinco jogos gremistas podem ser considerados, em tese, tranquilos. Depois, Flamengo e Palmeiras aparecem pelo caminho. O São Paulo, atual quarto colocado, será adversário gremista na penúltima rodada.

Confira a análise dos 11 jogos restantes no Brasileirão

28ª RODADA – 27/10: Grêmio x Botafogo

Eliminado da Libertadores, a tendência é de que o técnico Renato Portaluppi use quase todos os titulares diante do Botafogo no próximo domingo. Só não deverá jogar quem tiver algum problema físico. Inconstante na temporada, o Alvinegro trocou de técnico neste mês e busca recuperação. De qualquer forma, dentro de casa, é jogo para o Tricolor somar três pontos.

29ª RODADA –  30/10: Vasco x Grêmio

O time comandado por Vanderlei Luxemburgo está em franca recuperação no campeonato. Com três vitórias nos últimos três jogos, a equipe ainda sonha com um lugar no G-6. Cinco pontos atrás do Inter, sexto colocado, o Vasco jogará as 11 últimas rodadas do Brasileirão sabendo que não corre mais risco de cair e, se seguir embalado, tem chance de beliscar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Por isso, será um jogo duro para o Grêmio, que não poderá lamentar se trouxer um empate do Rio de Janeiro.

30ª RODADA –  3/11: Grêmio x Inter

Além de ser um clássico, que mesmo que não valha nada, vale muito, desta vez o Gre-Nal será também um confronto direto por vaga no grupo dos clubes que se classificam para a Libertadores de 2020. Na Arena, o retrospecto gremista é melhor do que o rival. São oito empates, quatro vitórias e uma derrota dentro de casa. Assim, esse será um importante divisor de águas para as duas equipes no Brasileirão. Se tiver vencedor, ele tem grandes chances de terminar na frente do maior rival. O empate não seria bom negócio para ninguém, já que atrasaria ambos na luta por, no mínimo, G-6.

31ª RODADA – 7/11: Grêmio x CSA

Esse é daqueles jogos que o Grêmio terá a obrigação de vencer. Em casa, contra um adversário que luta para não ser rebaixado, seria um desastre para o time de Renato Portaluppi caso não consiga os três pontos diante de um azarão. Mas, nas duas vezes em que os clubes se enfrentaram na história, o Tricolor não conseguiu a vitória. Na primeira vez, em 1975, o CSA fez 1 a 0 no Estádio Rei Pelé. No mesmo lugar, em julho deste ano, a partida terminou empatada em 0 a 0.

32ª RODADA –  10/11: Chapecoense x Grêmio

No primeiro turno, com titulares, um empate em 3 a 3 na Arena foi considerado decepcionante. No returno, o Grêmio certamente não espera menos do que uma vitória contra a segunda pior equipe da competição na Arena Condá. Aliás, em Santa Catarina, o retrospecto gremista contra a Chape é ainda melhor do que em Porto Alegre. Se foram três vitórias em seis jogos no Rio Grande do Sul, no estado vizinho foram 10 triunfos em 18 partidas.

33ª RODADA –  17/11: Grêmio x Flamengo

Enfrentar o Flamengo no Brasileirão não tem sido uma tarefa fácil. Das últimas 14 partidas, foram 13 vitórias e um empate no campeonato nacional. A última derrota aconteceu no início de agosto, quando o Bahia fez 3 a 0 na equipe carioca em jogo na Fonte Nova, ainda na 13ª rodada. Mesmo na Arena, o Grêmio não terá facilidade para derrotar um Flamengo que é franco favorito ao título nacional, com 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras. O jogo será uma semana antes da final da Libertadores. Em razão disso, é possível que o técnico Jorge Jesus preserve alguns titulares pensando na decisão contra o River Plate.

34ª RODADA –  24/11: Palmeiras x Grêmio

É provável que o Palmeiras, a cinco rodadas do término do Brasileirão, ainda lute pelo título nacional. Sendo assim, a equipe comandada por Mano Menezes deverá jogar a vida contra o Grêmio no Allianz Parque. Aliás, neste ano as duas equipes já se enfrentaram três vezes no ano, com um empate e uma vitória para cada lado. Mas, se levarmos em conta o histórico de confrontos entre as duas equipes, o Verdão leva ampla vantagem: são 41 triunfos e apenas 20 derrotas para o Tricolor em 96 jogos.

35ª RODADA –  27/11: Athletico-PR x Grêmio

Campeão da Copa do Brasil deste ano, o Athletico-PR está apenas cumprindo protocolo neste restante de Campeonato Brasileiro. Longe da briga pelo título e também da zona de rebaixamento, a equipe do técnico Tiago Nunes não tem mais o que fazer na competição. Mas, nem por isso, largou de mão o Brasileirão. Desde que faturou o torneio nacional diante do Inter, foram oito jogos, sendo três vitórias, quatro empates e uma derrota. Mesmo assim, a partida será daquelas para o Tricolor buscar três pontos para tentar assegurar a classificação para a Libertadores via Brasileirão.

36ª RODADA –  1º/12: Grêmio x São Paulo

Esse será um jogo crucial na disputa por vaga no G-4 ou G-6, dependendo do que acontecer nos jogos anteriores. Hoje, cinco pontos separam os tricolores na tabela. O paulista é quarto, com 46 pontos, enquanto o gaúcho é sétimo, com 41. Por ser na Arena, o Grêmio é favorito em um duelo que valerá muito para as duas equipes. Embora no histórico dos confrontos o São Paulo tenha vantagem, não vence o Grêmio desde 2015. Desde então, foram sete jogos, com quatro empates e três vitórias gremistas.

37ª RODADA –  4/12: Grêmio x Cruzeiro

Neste momento, o Cruzeiro briga para não ser rebaixado. Na penúltima rodada do Brasileirão, o peso que esse jogo terá vai depender de como os mineiros se saírem nas próximas partidas. Caso lute para não cair, certamente terão de dar tudo na Arena para conquistar um bom resultado. Se já estiverem garantidos na Série A de 2020, a tendência é de que o Grêmio tenha mais a buscar do que os visitantes. Portanto, na teoria, o Tricolor é favorito, mas poderá enfrentar um adversário jogando a vida.

38º RODADA – 8/12: Goiás x Grêmio

O Grêmio encerrará o Brasileirão contra um surpreendente Goiás, que faz boa campanha, especialmente no Serra Dourada. A equipe do técnico Ney Franco está na décima colocação, 10 pontos à frente do Z-4 e quatro atrás do Inter, primeiro no G-6. O time poderá até mesmo estar brigando por uma vaga na Libertadores do ano que vem, embora a maior probabilidade seja a classificação para a Sul-Americana de 2020. Assim, o Tricolor terá uma última rodada, em tese, tranquila, contra um adversário perigoso, mas sem grandes aspirações.

* A partir da 33ª rodada, não há ainda definição de  horários das partidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *